Aprenda a tomar decisões!

Para que a vida seja mais próspera – nos âmbitos financeiro, profissional, amoroso e social – é preciso desenvolver uma habilidade essencial: a de tomar decisões. Aprender a decidir é indispensável para realizar os objetivos, uma vez que, posicionando os pontos a alcançar, consequentemente, facilita-se o caminho para a realização.

Durante as sessões de Coaching, apresentamos um ferramenta super importante chamada “Ganhos e Perdas”.

As vezes, as pessoas desejam mudar de vida, mas não conseguem ver o que essa mudança poderá trazer de benefício ou de malefício para sua vida atual. É por isso que a ferramenta de Ganhos e Perdas é de grande importância, pois iremos através dela, observar os aspectos da mudança em sua vida, e verificar o quanto essa mudança poderá ser benéfica ou não.

Esta ferramenta se assemelha a uma análise Swot (vista no post anterior), pois iremos também trabalhar com um quadro onde anotaremos nossas observações. A grande diferença é que esta ferramenta avalia não a situação em sí, ou os cenários que a cercam, mas sim a forma como esta situação ou mudança pode interferir em nosso próprio bem estar. A partir do momento que já temos um objetivo, uma mudança, ou um propósito de vida, poderemos então fazer uso da ferramenta de ganhos e perdas, como mostramos no quadro a seguir:

1º O que você ganha se obtiver isto? (seu propósito, desejo, uma mudança de vida)

Esta questão irá levantar nossos motivadores, as coisas que nos darão prazer ao conseguir realizar o que é desejado. São estes pontos que irão nos auxiliar, quando por exemplo estivermos confusos com o caminho escolhido. Serão nosso combustível para prosseguir, mesmo quando tudo parece perdido em sem nenhum sentido.

2º O que você perde se obtiver isto? (quais elementos de sua vida atual você pode perder ao alcançar seu objetivo)

Esta questão é de grande importância para que possamos descobrir e avaliar quais elementos podem atrapalhar nosso processo de mudança. As vezes quando decidimos por uma grande mudança, não nos atentamos ao que podemos perder com isso, e num futuro próximo, estas perdas podem voltar como um grande peso, atrapalhando e dificultando todo o processo. Determinar estes elementos irá ajudar a decidir se a mudança é realmente viável ou não. Aluns exemplos dessas perdas podem ser: perder o tempo com a família ou com atividades que terá que abrir mão ao tomar essa decisão.

3º O que você ganha, se NÃO obtiver isto? (quais o benefícios de não alcançar o resultado esperado?)

Neste momento, estamos identificando elementos que nos dão prazer, mas que podem interferir de maneira negativa em nosso processo de mudança. Estes elementos são considerados sabotadores, a famosa “zona de conforto” e podem oferecer uma grande resistência em todo o processo. Geralmente encontramos com eles nos momentos de comodismo, quando estamos levando uma vida “morna”, sem muitas emoções. E quando determinamos que é o momento de mudar, eles aparecem para nos dizer o quanto estamos bem como estamos, e que mudar não fará nenhuma diferença.

4º O que você perde se NÃO obtiver isto? (as vezes a dor pode ser um motivador muito forte, e é isto que estamos buscando com esta questão)

Quando precisamos geralmente de uma motivação para prosseguir, é muito comum buscarmos isso na dor que algo nos trará. Pensar no que perdemos quando não alcançamos nossos objetivos, traz para dentro um sentimento de angústia, que ninguém consegue ignorar. É neste momento que devemos transformar este sentimento em combustível para prosseguir, para ir até o fim e fazer o que deve ser feito, para que nosso objetivo seja alcançado dentro de nossas expectativas. Temos como exemplo: “se eu não obtiver isso me sentirei frustrado, triste e infeliz, vou perder a chance de crescer, perder a oportunidade de me realizar” e tais sentimentos te impulsionarão a obter o que deseja e fazer a mudança que almeja.

Respondendo a estas 4 questões, estaremos montando nossa análise de ganhos e perdas que facilitará a sua tomada de decisão! Agora é sua vez, pegue um papel e caneta e monte seu quadro! Vamos lá?

Martina Patekoski | Personal & Professional Coach

Compartilhe sua experiência conosco! (15) 9-9818.8833

Please follow and like us: